Neves, Inajara de Salles VianaSilva, Mayara Maia Bruno Nepomuceno2023-05-052023-05-052023SILVA, Mayara Maia Bruno Nepomuceno. Saberes docentes mobilizados por professores de matemática durante um curso de formação continuada com o método Peer Instruction. 196 f. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16529Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.O presente estudo analisa as possíveis contribuições de uma formação continuada de curta duração com professores de Matemática delimitada pelo objetivo geral de compreender que saberes docentes são mobilizados por meio do método Peer Instruction (PI) em aulas de Matemática. Para isso, a investigação pautou-se em uma abordagem qualitativa em que foi proposta a seguinte questão de investigação: Que saberes docentes são mobilizados por meio do método PI em aulas de Matemática? As referências teóricas e metodológicas que alicerçaram a discussão acerca deste objeto apoiam-se nos autores: Tardif (2004), Libâneo (2022), Mazur (2005), Franco (2019) entre outros. Como objetivos secundários dessa proposta delimitou-se analisar o conceito de metodologia ativa, em especial o PI; compreender o potencial do método PI para a mobilização de saberes docentes dos participantes e, por fim, entender como a formação continuada pode auxiliar no processo de mobilização dos saberes docentes. Para tal, foram utilizados os seguintes instrumentos: questionários, inicial e final, o curso ‘Peer Instruction e Geometria’, o grupo focal que foi realizado após o término do curso, e, permeando todo o processo o diário de campo da professora pesquisadora. A análise dos dados foi feita seguindo os pressupostos teóricos da Análise de conteúdo de Bardin (2011) para organização e verificação do que fora encontrado construiu-se uma analogia dos saberes docentes com os minerais e a mineração presentes na região de Ouro Preto. Dos dados emergiram as seguintes categorias de saberes dos professores: experiencial, curricular, disciplinar e o da formação, como proposto por Tardif (2004) e, para além desses, foram identificados os saberes docentes tecnológicos e os saberes convergentes, que são fomentados pela união de dois ou mais saberes, já anteriormente citados. A pesquisa envolveu professores de diversas escolas do Estado de Minas Gerais que participaram de um curso de 20 horas denominado PEER INSTRUCTION E GEOMETRIA ESPACIAL PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. No final percebeu-se pelas amplas declarações dos docentes participantes de que os objetivos da pesquisa foram alcançados.pt-BRabertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/Educação matemáticaEnsino - metodologiaProfessores - formaçãoSaberes docentes mobilizados por professores de matemática durante um curso de formação continuada com o método Peer Instruction.TeseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 24/04/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.