Souza, Mariana Cristina MoreiraSilva, Fábio Augusto Rodrigues e2017-08-042017-08-042014SOUZA, M. C. M.; SILVA, F. A. R. e. Uma análise dos enunciados das questões sobre fotossíntese e respiração celular de um livro didático do 6º ano do ensino fundamental. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 7, p. 5573-5584, 2014. Disponível em: <http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0240-1.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2017.19821867http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8432Neste trabalho foram analisados os enunciados das questões apresentadas ao final do 6º capítulo de um livro didático de Ciências do volume do 6º ano do Ensino Fundamental II. Por esta análise infere-se que a maioria das questões apresenta enunciados fechados, de caráter tradicional. Além de elicitarem a respostas factuais, que privilegiam a nominalização de processos, as questões enfatizam o reforço e a memorização de conceitos e a reprodução de partes do texto-base. Estes podem ser alguns dos motivos para as dificuldades apresentadas por grande parte dos estudantes no aprendizado sobre os processos de fotossíntese e de respiração celular.pt-BRabertoLivro didáticoQuestõesFotossíntese e respiração celularUma análise dos enunciados das questões sobre fotossíntese e respiração celular de um livro didático do 6º ano do ensino fundamental.Artigo publicado em periodicoDisponível sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia <http://www.sbenbio.org.br/revista/index.php/sbenbio/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 21 jul. 2017.