Rodrigues, Giselle Barbosa AndradeAlmeida, Sheila Alves de2018-09-262018-09-262017RODRIGUES, G. B. A.; ALMEIDA, S. A. de. Um estudo sobre as representações de formigas por crianças do fundamental I. Enseñanza de las Ciencias: Revista de Investigación Y Experiencias Didácticas, v. Extraord., p. 921-926, set. 2017. Disponível em: <https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/335417>. Acesso em: 03 mai. 2018.21746486http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10252Este trabalho trata das representações das crianças sobre as formigas. Para tanto, visitamos uma sala de aula do fundamental I e solicitamos aos alunos dessa turma que desenhassem formigas. A análise dos desenhos indicou que a maioria das crianças representa as formigas como lagartas ou outros insetos. Observamos que aspectos importantes da morfologia e interações desses insetos não são facilmente percebidos pelas crianças, ainda que as reconheçam nos ambientes domésticos. Esta investigação nos leva a refletir que a ausência de estudos sistemáticos sobre as formigas remete às crianças a representações distantes, generalizadas e hostis desses insetos.pt-BRabertoConcepçõesEnsinoUm estudo sobre as representações de formigas por crianças do fundamental I.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias <http://reec.uvigo.es/>. Acesso em: 25 jan. 2017.