Silva, Fábio Augusto Rodrigues eAzevedo, Cristiano Schetini deTavares, Bruna Vitor2022-05-052022-05-052022TAVARES, Bruna Vitor. Guia de aves urbanas de Ouro Preto: um instrumento para a formação inicial em Ciências Biológicas. 2022. 73 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14884Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.A pesquisa “Guia de Aves Urbanas de Ouro Preto: um instrumento para a formação inicial em Ciências Biológicas” teve como objetivo descrever os processos de formação proporcionados por um minicurso sobre avifauna urbana, mediado pelo ‘Guia de campo: Aves urbanas de Ouro Preto’, que foi oferecido à graduandos/as do curso de Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) de uma Universidade Federal no Estado de Minas Gerais. Como causa da urbanização, temos uma mudança significativa no ambiente, o que resulta na diminuição e homogeneização da avifauna. Tal diminuição possui relação direta com as mudanças climáticas, assim como com os novos desafios para a sobrevivência de espécies em áreas urbanas, devido à perda de áreas verdes e à impermeabilização de solos. Dessa maneira, propôs-se, como produto educacional, a elaboração de um guia de identificação de aves urbanas do município de Ouro Preto/MG. Para construção do guia, foram utilizadas informações relativas aos estudos ornitológicos, cedidas por pesquisadores da Universidade Federal de Ouro Preto, que também colaboraram com a cessão de fotos ilustrativas que compuseram o produto. Nesse guia, constam informações básicas da biologia e do grau de ameaça de extinção das espécies. Após sua conclusão, o produto educacional foi utilizado em um minicurso com graduandos de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Ouro Preto, com conseguinte avaliação do instrumento, por parte dos cursistas. O cronograma do referido minicurso constou de três encontros, organizados por meio da plataforma virtual Google Meet, recurso adotado em função do contexto pandêmico da COVID-19, que impossibilitou qualquer tipo de encontro presencial. Para a análise dos dados coletados durante os encontros, foi utilizada a Teoria Ator-Rede (TAR), a fim de evidenciar e analisar os processos de ensino e aprendizagem, associados tanto aos atores humanos quanto aos atores não-humanos, os quais estiveram, de algum modo, mobilizados nessa formação. Na análise dos resultados, após a montagem gráfica da rede obtida, o Guia de avifauna foi o que mais se destacou, junto a ele actantes como os participantes, as memórias também acabaram por se sobressair, mobilizando conhecimentos e situações não abordados no minicurso propriamente dito. O destaque obtido pelo Guia de avifauna nos levou a classificá-lo como o actante focal da rede, e devido a isto o ponto inicial de maior influência nas translações e na aprendizagem final. Devido a tais resultados pudemos comprovar a contribuição da utilização de guias de avifauna como elemento mobilizador para o ensino da Educação Ambiental no Ensino Superior.pt-BRabertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/Áreas urbanasAvifaunaTeoria Ator-RedeAves de Ouro PretoFormação inicialGuia de aves urbanas de Ouro Preto : um instrumento para a formação inicial em Ciências Biológicas.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela autora em 28/04/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados a autora e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação