Carvalho, Rosana Areal deMachado, Raphael RibeiroSpindula, Alice Lopes2023-03-032023-03-032021CARVALHO, R. A. de.; MACHADO, R. R.; SPINDULA, A. L. Possibilidades para o entendimento de uma educação decolonial nas propostas de sociedade de Simón Rodríguez e José Martí. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 26, n. 3, 2021. Disponível em: <https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao>. Acesso em: 06 jul. 2022.2236-6377http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16285Nossa proposta é oferecer uma leitura sobre o pensamento latino-americano por meio das ideias educacionais presentes nas obras de Simón Rodríguez (1769-1854) e José Martí (1853-1895), enquanto uma possível pedagogia decolonial. Visamos contribuir para a produção de conhecimento em torno do que Luciana Ballestrin (2013) chamou de “giro decolonial”, oriundo dos anos de 1990 e ainda em construção, sob os intentos de vislumbrar a política e a cultura latino-americana a partir do que foi produzido pelos sujeitos históricos oriundos das híbridas culturas do eixo sul. Percebemos nas ideias de Rodriguez e Martí, uma proposta de educação popular posta a serviço da autonomia e da liberdade e que pode ser entendida também como possível matriz para uma educação decolonial latino americana. Com isso, buscamos contribuir para a constituição dos suportes teóricos da história e da pedagogia.pt-BRabertoDecolonialSimón RodríguezJosé MartíEducação popularPossibilidades para o entendimento de uma educação decolonial nas propostas de sociedade de Simón Rodríguez e José Martí.Possibilities for understanding a decolonial education in the society proposals of Simón Rodríguez and José Martí.Artigo publicado em periodicoO periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/450>. Acesso em: 27 maio 2022.http://dx.doi.org/10.18316/recc.v26i3.7499