Rosa, Victor Luiz da2023-08-212023-08-212022ROSA, V. L. da. O nu e o vestido - por ocasião da descoberta do Brasil. Galáxia, São Paulo, v. 47, 2022. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/gal/a/qcbzXS58Q5PM7jcVRkwGJyz/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 06 jul. 2023.1982-2553http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17298O presente artigo apresenta uma compreensão do modernismo brasileiro com base em suas relações possíveis com a moda. Desde a suposta inspiração da Semana de Arte Moderna em uma fashion week francesa até o new look que Flávio de Carvalho desenvolve para uma performance já nos anos 1950, o artigo passa ainda pelas obras de Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Tarsila do Amaral. Dessa forma, interpreta um conjunto de textos literários, quadros, polêmicas e até mesmo certas performances ocorridas, expostas e publicadas ao longo do período modernista, que se orientaram pela moda em seus dois principais aspectos: o tempo e o vestuário. E conclui, por meio de uma sugestão etimológica, que, para os modernistas, a própria ideia de descoberta, como ato do conhecimento, se associaria à condição da nudez.pt-BRabertoModernismo brasileiroSemana de Arte ModernaModaNudezO nu e o vestido - por ocasião da descoberta do Brasil.The nude and the dressed - on the occasion of the discovery of Brazil.Artigo publicado em periodicoEste trabalho está sob uma licença Creative Commons AttributionNonCommercial 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo.https://doi.org/10.1590/1982-2553202257846