Gumbrecht, Hans UlrichHamdan, Juliana Cesário2016-08-222016-08-222015GUMBRECHT, H. U.; HAMDAN, J. C. Desafiando a história: por uma pedagogia da presença. Cadernos de História da Educação, v. 14, p. 825-839, 2015. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/33138>. Acesso em: 07 ago. 2016.1982-7806http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6918O objetivo deste texto é o de, por um lado, refletir sistematicamente, sobre a relação da pedagogia e uma filosofia da presença, que tem sido desenvolvida nos últimos dez anos. Neste sentido, a ideia seria a de, por um lado, desenvolver argumentos historicamente sustentados que possam convencer aos leitores, que, certamente são, em sua maioria, educadores, de que trabalhar na perspectiva da filosofia da presença seria proveitoso, interessante, sobretudo para formação de professores, de uma forma geral, e na disciplina de história da educação, de forma particular. De outro, seria a preocupação, tanto profissional, quanto existencial, com uma tendência de nosso tempo, qual seja, a de substituir, progressivamente, a prática educativa situada preponderantemente na coopresença corporal, do professor e dos alunos, por uma educação à distância, mediatizada eletronicamente.pt-BRabertoHistória da educaçãoCronótopo historicistaProdução de presençaProduction of presenceChronotope historicistDesafiando a história : por uma pedagogia da presença.Challenging “history” : pedagogy of presence.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados nos Cadernos de História da Educação estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Cadernos de História da Educação <http://www.seer.ufu.br/index.php/che/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 10 out. 2019.