Reis, Frederico da SilvaNogueira, Laércio Conceição Pedrosa2014-07-022014-07-022014NOGUEIRA, L. C. P. Utilizando a Modelagem Matemática no processo de ensino para a Aprendizagem no 9º ano do Ensino Fundamental sob uma perspectiva de Educação Matemática sócio-construtivista-interacionista. 2014. 213 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2014.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3507Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.O presente trabalho apresenta uma pesquisa que aborda a prática de Modelagem Matemática, concebida numa perspectiva de Educação Matemática socio-construtivista-interacionista. Inicialmente, apresentamos algumas concepções de Modelagem Matemática, destacando algumas considerações para a sala de aula de Matemática e a perspectiva de Modelagem de Burak, principal referencial teórico-bibliográfico de nossa pesquisa. Nossa metodologia de pesquisa qualitativa contempla a elaboração e o desenvolvimento de Atividades de Modelagem Matemática relacionadas a dois temas escolhidos pelos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior de Minas Gerais, participantes da pesquisa de campo: A Planta Baixa de uma Casa e A Escola Estadual “Napoleão Reis”. As Considerações Finais do nosso trabalho apontam que o desenvolvimento de Atividades de Modelagem Matemática contribui para o repensar de um ensino voltado para uma aprendizagem diferenciada, motivadora, situada, interessante e com significados reais para os estudantes, além de fomentar nesses estudantes uma formação integral em seus aspectos sociais, culturais, críticos e relacionais.pt-BREnsino fundamentalAbstração matemática - aplicações educacionaisUtilizando a Modelagem Matemática no processo de ensino para a Aprendizagem no 9º ano do Ensino Fundamental sob uma perspectiva de Educação Matemática sócio-construtivista-interacionista.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a), 27/06/2014, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.