Martins, Nair Prata MoreiraMartins, Yasmim Moreira2018-03-222018-03-222016MARTINS, N. P. M.; MARTINS, Y. M. A influência da comunicação digital para o financiamento de projetos em crowdfunding: um estudo sobre projetos bem-sucedidos da plataforma catarse. Comunicação & Mercado - Revista Internacional de Ciências Sociais Aplicadas da UNIGRAN, v. 5, p. 293-306, 2016. Disponível em: <http://www.unigran.br/mercado/paginas/arquivos/edicoes/12/22.pdf>. Acesso em: 02 fev. 2018.2316-3992http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9708A presente pesquisa tem como objetivo de compreender e analisar as estratégias de comunicação digital realizadas pelas organizações que utilizam as plataformas de crowdfunding para financiarem seus produtos, serviços e projetos. Para atingir este fim, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, considerando sua essência descritiva e exploratória, utilizando de técnicas de coleta de dados e o estudo multicasos e entrevistas estruturadas para a análise de conteúdo. A unidade empírica desta pesquisa foram 24 projetos bem-sucedidos, dentre o período de 1º/08/2014 e 23/10/2014, nas maiores categorias da plataforma de financiamento coletivo brasileiro, o Catarse: Música, Cinema e Vídeo e Teatro. A partir do referencial teórico e pela pesquisa realizada, foi possível concluir que a utilização das ferramentas digitais (Facebook, Twitter e e-mail) foram essenciais para a realização destes projetos. Dentre todas as ferramentas estudadas, foi possível elencar o Facebook como aquela mais utilizada pelos organizadores para a divulgação e promoção do projeto.pt-BRrestritoMarketing digitalCrowdfundingEstratégias de comunicaçãoA influência da comunicação digital para o financiamento de projetos em crowdfunding : um estudo sobre projetos bem-sucedidos da plataforma catarse.http://www.unigran.br/mercado/paginas/arquivos/edicoes/12/22.pdf