Reis, Frederico da SilvaMartins, Eder MarinhoPacheco, Claudio Bernardo Lucio2023-05-052023-05-052023PACHECO, Claudio Bernardo Lucio. Tecnologias digitais em geometria espacial no ensino médio : experiências e perspectivas no contexto do ensino híbrido. 2023. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16534Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.Esta dissertação apresenta uma pesquisa que objetivou, de forma geral, investigar a utilização de Tecnologias Digitais em Geometria Espacial, na perspectiva de professores de Matemática do Ensino Médio, no contexto do Ensino Híbrido. O referencial teórico-bibliográfico foi constituído por diversas produções científicas relacionadas ao Ensino de Geometria Espacial e às Tecnologias Digitais na Educação Matemática, além de trabalhos recentes relacionados a novas experiências e perspectivas para o Ensino Híbrido. A metodologia de pesquisa foi, basicamente, qualitativa em seus pressupostos e métodos e contemplou a realização de uma pesquisa de campo com professores de Matemática do Ensino Médio, matriculados na disciplina eletiva intitulada Tecnologias Digitais na Educação Matemática do Mestrado em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto, oferecida no 1o semestre letivo de 2022. A partir da elaboração, desenvolvimento e avaliação de atividades exploratórias relacionadas a conceitos de Geometria Espacial no Ensino Médio, com a utilização dos softwares dinâmicos Poly e GeoGebra 3D, identificamos um conjunto de contribuições para o ensino de Geometria Espacial, tais como a visualização e o dinamismo proporcionados pelos softwares, e também contribuições para a formação dos professores participantes, tais como a construção conjunta de seus conhecimentos de conteúdo, pedagógico e tecnológico. Concluímos, ainda, que toda a dinâmica de execução das atividades exploratórias buscou evidenciar a compreensão, a reconstrução e consolidação das características e propriedades geométricas nos conteúdos elencados e, assim, perspectivamos uma proposta de ressignificação do ensino de Geometria Espacial para além da aplicação de fórmulas. Por fim, nas considerações finais, apontamos para a necessidade de um (re)pensar sobre o Ensino Híbrido, à luz das possibilidades de integração das Tecnologias Digitais na Educação Matemática.pt-BRabertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/Ensino híbridoEnsino médioGeometria espacialMatemática - estudo e ensino - inovações tecnológicasTecnologias digitais em geometria espacial no ensino médio : experiências e perspectivas no contexto do ensino híbrido.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 19/04/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.