Jardilino, José Rubens LimaSantos, Marcelo Loures dosGama, Carlos Eduardo da Silva2022-01-042022-01-042020GAMA, Carlos Eduardo da Silva. Perspectiva histórica de uma instituição escolar na região dos inconfidentes: a Escola Família Agrícola Paulo Freire. 2020. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14292Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.A presente dissertação teve como objetivo principal apresentar uma análise das mudanças sociais ocorridas na educação no meio rural, observando o papel do trabalhador nesse processo educativo e compreendendo sua atuação na ruptura do pensamento pedagógico. O trabalho de campo desta pesquisa foi realizado na Escola Família Agrícola Paulo Freire (EFAP), em Acaiaca (MG), e com base nos apontamentos reunidos em forma de dados buscamos compreender, por meio do método historiográfico, sua trajetória na perspectiva da educação dentro do ambiente rural. A partir de uma abordagem qualitativa, foram empregados os seguintes instrumentos metodológicos: pesquisa bibliográfica e documental, nos termos de Nosella (2012), Silva (2005, 2007), Williams (2011), Campos (2013), e parte empírica, realizada por meio da observação in loco com os jovens estudantes do campo durante as visitas à EFAP. Esse percurso compreendeu aspectos formais da estrutura institucional, a fim de entender, pelas narrativas dos sujeitos, a importância social e cultural da instituição na manutenção da cultura do campo e na permanência desses sujeitos no meio rural. Dentre alguns apontamentos percebidos nessa trajetória de pesquisa, tem-se: enquanto instituição escolar, no que pese sua importância na história da educação brasileira, a Escola Família Agrícola tem sido relegada ao quase esquecimento no que diz respeito a políticas públicas educacionais, embora seu projeto pedagógico mantenha-se com força vital nos primórdios da formação para autonomia e na formação integral, estimulando a constituição de um Sujeito social comprometido. Um segundo elemento nos achados da pesquisa é a constituição de uma formação para além do capital, ainda que visando preparar o jovem para o trabalho, e, finalmente, concluiu-se que a EFAP ainda é um modelo de instituição viável para a formação do jovem do campo, por sua pertinência de ensino e aprendizagem inspirados na Pedagogia da Alternância, apropriada para a formação dos jovens do campo imersos numa “nova ruralidade” que se apresenta hoje no Brasil.pt-BRabertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/Educação - históriaEscolas ruraisPedagogiaEscolas agrícolasPerspectiva histórica de uma instituição escolar na região dos inconfidentes : a Escola Família Agrícola Paulo Freire.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 16/08/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.