Silva, Thaís CristófaroGuimarães, Daniela Mara Lima Oliveira2015-05-282015-05-282013SILVA, T. C.; GUIMARÃES, D. M. L. O. A aquisição da linguagem falada e escrita: o papel da consciência linguística. Letras de Hoje, v. 48, p. 316-323, 2013. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/12608/9911>. Acesso em: 12 maio 2015.1984-7726http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5580Este artigo discute aspectos referentes à consciência fonológica e sua relação com a aquisição da linguagem escrita. Consideramos também o papel do item lexical como peça chave da apropriação do conhecimento linguístico. O debate centra-se na segmentação da linguagem em unidades específicas (palavra, sílaba, fonema) e na produtividade de tais unidades. Avaliamos a relação fala e escrita na aquisição da linguagem demonstrando que a fala interfere na escrita bem como a escrita interfere na fala. Adotamos a perspectiva dos Modelos Multirrepresentacionais e argumentamos que a fala e a escrita estão em constante interação na construção da representação mental e, consequentemente, na emergência e consolidação da consciência linguística.pt-BRConsciência fonológicaMultirrepresentacionalidadeLéxicoRelação fala-escritaA aquisição da linguagem falada e escrita : o papel da consciência linguística.The acquisition of spoken and written language : the role of linguistic awareness.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Letras de Hoje estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Letras de Hoje <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/index>. Acesso em: 03 jan. 2017.