Nachmanowicz, Ricardo MirandaSouza, Demétrius Alexandre da Silva2023-01-242023-01-242022SOUZA, Demétrius Alexandre da Silva. Organicismo musical a partir do juízo teleológico kantiano. 2022. 204 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16021Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.O objetivo principal deste trabalho é propor a utilização do juízo teleológico de Kant – tal como apresentado na Crítica da faculdade de julgar (1790) – enquanto ferramenta conceitual para compreensão da obra musical entendida como objeto estético autônomo no interior do paradigma organicista. Para tanto, pareceu-nos necessário, em primeiro lugar, analisar a filosofia da música kantiana e averiguar suas afinidades com o discurso da autonomia da música. Em segundo lugar, acompanhamos de um ponto de vista histórico e conceitual, a transição da heteronomia à autonomia musical. E, por fim, apresentamos o pensamento de Kant sobre teleologia e organismo contidos na obra supracitada com vistas a explicitar alguns de seus pormenores técnicos e também com vistas à abertura provocada pela aplicação destes conceitos em áreas diversas daquelas nas quais o filósofo efetivamente as aplicou. A realização deste itinerário nos permitiu mobilizar elementos teóricos suficientes para sustentar nossa proposta: as propriedades de uma finalidade interna, bem como a de um força formativa – características distintivas dos seres organizados – podem ser transferidas para a obra musical mediante o recurso heurístico da analogia e fornecer assim, uma modo de pensar a autonomia da música na sua estreita relação com o organicismo ao mesmo tempo em que é coerente com as exigências da filosofia crítica e com o testemunho histórico. Concluímos que, se a filosofia da música kantiana não compreende a música como obra autônoma e, em certo sentido, não a compreende como bela arte, a teoria dos organismos e do juízo teleológico deste autor, dada a convergência histórica das noções de autonomia e organicidade, oferece subsídios para que possamos compreendê-la como tal.pt-BRabertoImmanuel KantMúsica - filosofia e estéticaJuízo - estéticaMúsica e filosofiaOrganicismo musical a partir do juízo teleológico kantiano.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 12/01/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.