Lima, Angélica AlvesVital, Wendel CouraSantos, Ana Carolina da Silva2017-09-052017-09-052017SANTOS, Ana Carolina da Silva. Avaliação do conhecimento sobre câncer cervical e da aceitabilidade à vacina contra o HPV. 2017. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) – Escola de Farmácia, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8704Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas. CIPHARMA, Escola de Farmácia, Universidade Federal de Ouro Preto.A infecção persistente pelo Papilomavírus Humano (HPV) constitui a principal causa do câncer cervical. Visando reduzir a incidência desta neoplasia no Brasil, o Ministério da Saúde introduziu a vacina contra o HPV no Calendário Nacional de Vacinação. Apesar da elevada incidência de infecção pelo HPV, estudos avaliando o conhecimento sobre o vírus e o câncer do colo do útero tem demonstrado baixo conhecimento da população. O objetivo deste trabalho foi avaliar o conhecimento sobre HPV, câncer cervical e vacina contra esse vírus em adolescentes e seus responsáveis; professores e trabalhadores da saúde, além de identificar os fatores associados à aceitabilidade à vacina no município de Ouro Preto, Minas Gerais. Os participantes responderam uma entrevista e/ou um questionário que continham questões para avaliação do conhecimento e aceitabilidade. Foi atribuído um ponto para cada resposta correta e zero ponto para as respostas incorretas, a soma dos pontos gerou um escore e o ponto de corte (conhecimento satisfatório ou insatisfatório) foi definido no terceiro quartil. Para identificar os fatores associados ao conhecimento foi realizada a regressão de Poisson e a concordância entre percepção e conhecimento foi avaliada pelo coeficiente Kappa (κ). Para comparar o conhecimento dos grupos foi realizado o teste de Kruskal-Wallis, seguido da comparação múltipla de Dunn. A aceitabilidade foi avaliada através de questões sobre a intenção de vacinar. Um total de 666 adolescentes e 623 responsáveis foi entrevistado, além de 115 professores e 93 trabalhadores da saúde. A maioria dos participantes apresentou conhecimento insatisfatório sobre o tema e os trabalhadores da saúde foram os que demonstraram melhor conhecimento (média= 51,8% de acerto). A comparação entre a percepção e o conhecimento de adolescentes (κ=0,5112) e responsáveis (κ=0,5736) mostrou concordância moderada. Adolescentes com escolaridade do 7º ao 8º anos do ensino fundamental (IRR= 0,88; IC95% 0,79-0,99) e 9º ano do ensino fundamental ao 1º ano do ensino médio (IRR=0,61; IC95% 0,47-0,78) em relação a adolescentes do 6° ano ou menos; e com renda familiar superior a seis salários mínimos/mês (IRR=0,63; IC95% 0,41-0,99) comparadas as de renda menor que um salário mínimo tinham menor risco de possuírem conhecimento insatisfatório. Assim como responsáveis que tinham ensino médio/curso técnico (IRR= 0,83, IC95% 0,76-0,91) ou superior (IRR= 1,14; IC95% 1,04-1,26), comparados aos que tinham ensino fundamental; e os que tinham renda familiar acima de 3 a 6 salários mínimos/mês (IRR= 0,84 IC95% 0,72-0,98) em relação a aqueles com renda familiar inferior a um salário mínimo/mês possuíam um risco mais baixo de ter conhecimento insatisfatório. Para os professores e trabalhadores da saúde nenhuma variável sociodemográfica e laboral foi associada ao conhecimento. A aceitabilidade à vacina contra o HPV foi elevada para todos os grupos e os eventos adversos pós-vacinação apresentados pelas adolescentes foram considerados não graves. Dessa forma, conclui-se que embora a população deste trabalho tenha apresentado uma alta aceitabilidade à vacina contra o HPV, o conhecimento foi insatisfatório, evidenciando a necessidade de ações educativas sobre o tema para esse público.pt-BRabertoPapillomaviridaeNeoplasias do colo do úteroVacinas - PapillomaviridaeAdolescenteAvaliação do conhecimento sobre câncer cervical e da aceitabilidade à vacina contra o HPV.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor(a), 07/03/2017, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.