Jardilino, José Rubens LimaLima, Éber Ferreira SilveiraLopes, Leandro de Proença2015-04-012015-04-012011JARDILINO, J. R. L.; LIMA, E. F. S. Protestantismo e educação: escolas paroquiais no contexto do ensino de primeiras letras em São Paulo. Cadernos de História da Educação, Uberlândia, v. 10, p. 257-270, 2011. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/14625/8311>. Acesso em: 25 mar. 2015.1982-7806http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4894Neste artigo, apresentamos uma reflexão sobre as escolas paroquiais do protestantismo em São Paulo, na segunda metade do século XIX. Na primeira parte, elaboramos uma leitura histórica sobre as relações entre o protestantismo e a educação, apontando especialmente o contexto da inserção do protestantismo no Brasil. A segunda parte compõe-se de duas experiências educacionais das missões protestantes em São Paulo: uma referente à tradição calvinista-reformada (presbiteriana) de Escola Paroquial de modelo norte-americano e a outra, de experiência Batista (congregacional) sobre os primórdios do Colégio Batista Brasileiro de São Paulo, no final do século XIX e começo do século XX.pt-BRHistória da educaçãoInstituições escolaresEducaçãoProtestantismoProtestantismo e educação : escolas paroquiais no contexto do ensino de primeiras letras em São Paulo.Protestantism and education : parochial schools in the context of the teaching of first letters in Sao Paulo.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados nos Cadernos de História da Educação são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original. Fonte: Cadernos de História da Educação <http://www.seer.ufu.br/index.php/che/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 21 out. 2016.