Alves, Kerley dos SantosBrusadin, Lia Sipaúba ProençaSouza, Fabyola Antunes Gonçalves2023-12-122023-12-122023SOUZA, Fabyola Antunes Gonçalves. A percepção ambiental de estudantes no Jardim Sensorial do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG. 2023. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental) – Núcleo de Pesquisas e Pós-Graduação em Recursos Hídricos, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17920Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental. Núcleo de Pesquisas e Pós-Graduação em Recursos Hídricos, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.Museus são instituições permanentes, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e seu desenvolvimento. Eles são abertos ao público e têm como objetivo adquirir, conservar, investigar, difundir e expor testemunhos materiais do homem e de seu entorno, proporcionando educação e deleite à sociedade. Essas instituições são locais de preservação da memória cultural e histórica, abrigando o patrimônio material e imaterial de uma sociedade, o que permite correlacionar museus com educação e percepção ambiental. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo investigar a percepção ambiental dos estudantes da educação profissional tecnológica durante visitas ao Jardim Sensorial do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, como estratégia pedagógica. A metodologia adotada iniciou-se com a pesquisa bibliográfica, que envolveu a consulta de artigos de revistas e livros na área de educação ambiental. Em seguida, foram realizadas atividades educativas e interdisciplinares, como a Oficina Plantar e palestras sobre temáticas ambientais. A etapa seguinte consistiu na observação participativa, análise qualitativa com alunos do Ensino Médio que participaram de visitas guiadas ao museu. A coleta de dados envolveu questionários semiestruturados, entrevistas qualitativas e observação direta e participante, por meio de experiências multissensoriais e educacionais. Os resultados obtidos demonstraram a possibilidade de implantação de ações educativas em espaços não formais de educação, como museus, com o intuito de estimular a autonomia e o protagonismo dos alunos, tornando-os parte integrante do processo ensino-aprendizagem, insights para aprimorar práticas pedagógicas que utilizam museus como recursos educativos, fortalecendo a relação entre os estudantes e o ambiente natural, bem como incentivando a valorização do patrimônio cultural e a consciência ambiental. Conclui-se que os estudantes demonstraram uma percepção ambiental positiva, ressaltando a abertura e o ambiente agradável do museu, a presença dos sons da natureza e a relevância da preservação ambiental. Além disso, descreveram uma conexão íntima com a natureza, experimentando e vivenciando cada espaço sem preocupações adicionais. Ao considerar a inter-relação entre museus, percepção ambiental e educação, este estudo oferece uma contribuição significativa para a compreensão do papel dos museus como espaços educativos, promovendo a conscientização ambiental e enriquecendo o processo de ensino- aprendizagem.pt-BRabertoEducação ambientalPercepção geográficaMuseus universitários de arteJardins botânicos - jardim sensorialMuseu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG - MHNJB-UFMGA percepção ambiental de estudantes no Jardim Sensorial do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 01/10/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.