Martins, Nair Prata MoreiraBatista, Ana LuizaRabello, Isadora2018-03-222018-03-222017MARTINS, N. P. M; BATISTA, A. L.; RABELLO, I. As crises nos times de futebol e as estratégias das assessorias de imprensa dos clubes. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal, v. 13, p. 186-200, 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/33885>. Acesso em: 02 fev. 2018.1807-8931http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9710Os clubes de futebol, como qualquer empresa, não estão isentos das crises. Este artigo busca analisar as estratégias de comunicação utilizadas pelas assessorias de imprensa do Clube Atlético Mineiro e Cruzeiro Esporte Clube em tempos de crise. Primeiramente, se discute a relação entre empresas e crises nos times, além da transformação de clubes de futebol em empresas. Conceitua-se, em seguida, assessoria de imprensa geral e esportiva. Posteriormente foi traçado um histórico do futebol em Minas Gerais e a história dos clubes analisados. As características das assessorias dos times foram apresentadas e divididas em seis categorias que as comparam. O estudo tem como métodos a pesquisa bibliográfica e as entrevistas com os assessores. Concluiu-se que a estratégia utilizada pelas assessorias dos clubes é a de não se manifestar na maioria dos casos, inferindo-se que não são plenamente eficazes.pt-BRrestritoCruzeiro Esporte ClubeEstratégiasAssessoria de imprensaCriseAs crises nos times de futebol e as estratégias das assessorias de imprensa dos clubes.La crisis en los equipos de fútbol y las estrategias de sus asesorías de prensa.Artigo publicado em periodicohttps://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/33885