Coutinho, Francisco ÂngeloFigueiredo, Kristianne LinaViana, Gabriel MenezesSilva, Fábio Augusto Rodrigues eDias, WelingtonSantos, Raí Leonardo de Jesus2023-09-122023-09-122022COUTINHO, F. A. et al. As ontologias de um jardim: contribuições para a educação em humanidades científicas no antropoceno. Pista: Periódico Interdisciplinar, v. 4, p. 105-119, fev./jun. 2022. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/pista/article/view/28809>. Acesso em: 15 mar. 2023.2674-6727http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17432Este artigo situa o Antropoceno como uma época de perigos e incertezas que exige um posicionamento da educação em ciências. No sentido de contribuir para o enfrentamento das questões e problemas complexos colocados em evidência pelo Antropoceno, apresentamos a noção transdisciplinar das Humanidades Científicas, de Bruno Latour. Em seguida, evidenciamos alguns elementos do Jardim Mandala, situado na Faculdade de Educação da UFMG, e argumentamos que este jardim tem um potencial educacional inspirador para o exercício de uma Educação em Humanidades Científicas. Mais do que um programa educacional bem estabelecido, o que deixamos aqui são notas para se imaginar novos gestos educacionais e desenvolvimentos futuros.pt-BRabertoAntropocenoOntologiaScientific humanitiesTransdisciplinaryAs ontologias de um jardim : contribuições para a educação em humanidades científicas no antropoceno.The ontologies of a garden : contributions to education in scientific humanities in the anthropocene.Artigo publicado em periodicoEste trabalho está sob uma Licença Creative Commons - AtribuiçãoNãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo.