Nunes, Célia Maria FernandesCorrêa, Hércules Tolêdo2015-03-252015-03-252014NUNES, C. M. F.; CORRÊA, H. De mãos dadas: ensino e pesquisa na formação docente. Educação em Foco, Belo Horizonte, v. 17, p. 85-107, 2014. Disponível em: <http://www.uemg.br/openjournal/index.php/educacaoemfoco/article/view/521/350>. Acesso em: 23 mar. 2015.2317-0093http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4755Este artigo tem como objetivo apresentar as contribuições de estudos que temos desenvolvido procurando integrar o ensino e a pesquisa junto à formação de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. Nossa metodologia consistiu na coleta de memoriais de leitura e escrita produzidos por alunos do curso de Pedagogia e numa análise de três memoriais escritos por alunos que, além de terem coeficiente de aproveitamento de ensino igual ou superior a nove, interagiram mais com os pesquisadores e apresentaram textos que se destacaram dos demais, tendo em vista suas reflexões e trajetórias. Os resultados mostram três textos com características bem distintas e que nos permitem desvelar as memórias e trajetórias singulares dos pedagogos em formação.pt-BRFormação de professoresMemorial de leitura e escritaNarrativas docentesDe mãos dadas : ensino e pesquisa na formação docente.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Educação em Foco estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Fonte: Educação em Foco <http://www.uemg.br/openjournal/index.php/educacaoemfoco/article/view/521/350>. Acesso em: 07 nov. 2016.http://dx.doi.org/10.24934/eef.v17i23.521