Rosa, Victor Luiz da2023-02-152023-02-152019ROSA, V. L. da. A morte da autora Veronica Stigger. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, v. 57, 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/elbc/a/dR3WgdvWH6YGYJcyFJw6KrR/?lang=pt>. Acesso em: 06 jul. 2022.2316-4018http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16198O artigo analisa a ficção de Veronica Stigger, em especial o pequeno conto “200 m2”, a partir da construção de uma cena que fundaria uma poética em sua literatura. No texto em questão, a personagem, que se chama Verônica, encena o suicídio dela própria – e dela como autora. Uma das consequências teóricas dessa cena da morte da autora nos leva a pensar em uma tensão entre “letra morta” e “palavra viva”, conforme a releitura que o filósofo Jacques Rancière faz da crítica de Platão à escrita. Mas tal cena também aponta, à medida que instaura uma série de “separações” entre a escrita e seu objeto, para uma alternativa crítica de sua literatura frente à sociedade do espetáculo. Tal trajetória, finalmente, abre uma pergunta incontornável a respeito do conto analisado, pergunta que deve ser estendida aos livros seguintes de Stigger, e que, no entanto, não dá margem para nenhuma resposta aceitável: se a autora morreu, como é capaz de seguir escrevendo seus livros?pt-BRabertoAutoriaLetra mortaEspetáculoA morte da autora Veronica Stigger.The death of author Veronica Stigger.Artigo publicado em periodicoEsta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo.https://doi.org/10.1590/2316-40185720