Nosella, Berilo Luigi DeiróSilva, Nieve Matos da2016-10-032016-10-032016SILVA, Nieve Matos da. Arena conta e canta Zumbi e Tiradentes: estudo de um sistema de encenação. 2016. 151 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7009Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Universidade Federal de Ouro Preto.A presente pesquisa traça os caminhos de encenação percorridos pelo Teatro de Arena de São Paulo em busca dos rastros estéticos que influenciaram a criação do Sistema Coringa, formulado por Augusto Boal e base para a posterior proposição do Teatro do Oprimido. Para tal, se realizou a análise dos musicais Arena conta Zumbi (1965) e Arena conta Tiradentes (1967), escritos em dupla autoria por Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri, no núcleo do Teatro de Arena - logo após a implementação do Regime Militar no Brasil. O desenvolvimento deste estudo se realizou sob o prisma dos códigos estéticos dos textos e dos dispositivos cênicos utilizados nos referidos musicais e nas dramaturgias de Arena conta Bolívar (1969) e Torquemada (1971), escritas por Augusto Boal.pt-BRabertoTeatro de arenaAugusto BoalTeatro político brasileiroArena conta e canta Zumbi e Tiradentes : estudo de um sistema de encenação.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 24/08/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.