Pinheiro, Rosângela BarbosaLima, Guilherme da Silva2023-01-182023-01-182022PINHEIRO, R. B.; LIMA, G. da S. As concepções dos professores de Ciências acerca das potencialidades do cinema para o ensino e aprendizagem. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 13, n. 1, 2022. Disponível em: <https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3216>. Acesso em: 06 jul. 2022.2179- 426Xhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15999Este estudo tem como objetivos compreender e interpretar as concepções de professores acerca da utilização do cinema na educação científica. A literatura indica que o cinema pode contribuir para abordar elementos dos conteúdos escolares e contextualizar questões socioculturais, históricas e políticas, de modo a colaborar com o aprendizado. O desenho metodológico deu-se, inicialmente, por meio da indução da leitura de uma Sequência Didática de Ciências que propunha o uso do cinema como atividade educativa, seguida pela aplicação de um questionário sobre o uso do cinema em situações de ensino. Para delinear os resultados, este estudo valeu-se da metodologia qualitativa para se descreverem os dados. Para analisá-los, criaram-se categorias de análises condizentes com os sentidos produzidos pelos professores, tendo o significado da palavra como unidade de análise, tal como defendido pela perspectiva histórico-cultural. Os resultados apontaram que, embora os docentes participantes concordem sobre a utilização do cinema como atividade educativa, eles ainda têm dificuldades em explorar esse potencial.pt-BRabertoAprendizagem de ciênciasCiência e cinemaEnsino de ciênciasMetodologia qualitativaAs concepções dos professores de Ciências acerca das potencialidades do cinema para o ensino e aprendizagem.Science teachers' conceptions about the potential of cinema for teaching and learning.Artigo publicado em periodicoEste trabalho está sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigo.https://doi.org/10.26843/rencima.v13n1a11