Ramos, Tatiana CostaMendonça, Paula Cristina CardosoMozzer, Nilmara Braga2020-06-162020-06-162019RAMOS, T. C.; MENDONÇA, P. C. C.; MOZZER, N. B. Argumentação de estudantes na criação e crítica de analogias sobre o modelo atômico de Thomson. Ciência & Educação, Bauru, v. 25, n. 3, p. 607-624, out. 2019. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000300607>. Acesso em: 10 fev. 2020.1980-850Xhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12355Neste trabalho buscamos compreender como a estratégia de criação e crítica de analogias por estudantes de Química pode favorecer o engajamento em argumentação e a aprendizagem do modelo atômico de Thomson. Foi produzida uma Unidade Didática e o desenvolvimento da mesma em uma turma de 1º ano do ensino médio foi registrado em áudio e vídeo. Um estudo de caso foi desenvolvido para um grupo de estudantes. A análise do caso indica que os estudantes se envolveram em argumentação ao apresentarem as correspondências e limitações das comparações, o que favoreceu a defesa de posicionamentos, a refutação e a avaliação das ideias sobre as comparações deles. A estratégia contribuiu para a aprendizagem de aspectos complexos relacionados ao modelo, como a movimentação dos elétrons. Consideramos que essa estratégia possa ser potencialmente útil no contexto do ensino de Química.pt-BRabertoRelações analógicasEnsino de químicaEnsino médioArgumentação de estudantes na criação e crítica de analogias sobre o modelo atômico de Thomson.Students’ argumentation in the creation and critique of analogies of Thomson’s atomic model.Artigo publicado em periodicoArtigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. Fonte: o próprio artigo.https://doi.org/10.1590/1516-731320190030003