Torres, Marco AntônioPrado, Marco Aurélio Maximo2015-03-312015-03-312014TORRES, M. A.; PRADO, M. A. M. Professoras transexuais e travestis no contexto escolar: entre estabelecidos e outsiders. Educação e Realidade, v. 39, n. 1, p. 201-220, jan./mar. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edreal/v39n1/v39n1a12.pdf>. Acesso em: 01 jul. 2019.0100-3143http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4804Neste artigo debatemos questões envolvidas na emergência de professoras transexuais femininas ou travestis na escola. Utilizamos a noção de outsiders e de heteronormatividade para analisar como essas professoras permanecem na função docente. Consideramos que a emergência dessas professoras está relacionada a novos posicionamentos referentes às noções de gênero nas políticas de direitos humanos, especificamente pelas lutas do movimento social. Por fim, afirmamos que a emergência dessas professoras não pode ser compreendida como suspensão da heteronormatividade, mas como o aparecimento de novas questões para se analisar no ambiente escolar.pt-BREducaçãoProfessorasTransexualidadesHeteronormatividadeProfessoras transexuais e travestis no contexto escolar : entre estabelecidos e outsiders.Transgender and transvestite teachers in the school context : between established and outsiders.Artigo publicado em periodicoTodo o conteúdo do periódico Educação e Realidade, exceto onde identificado, está sob uma licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Educação e Realidade <http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 07 nov. 2016.http://dx.doi.org/10.1590/S2175-62362014000100012