Ferreira, Carla Mercês da Rocha JatobáPaes, Thalita Julma Tiburcio2023-01-252023-01-252022PAES, Thalita Julma Tiburcio. Professores de universidade pública e suas experiências extensionistas com práticas teatrais com pessoas diagnosticadas como autistas e pessoas em situação de deficiência. 2022. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2022.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16038Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.O presente trabalho discute práticas teatrais extensionista com pessoas diagnosticadas como autistas e em situação de deficiência, essas desenvolvidas por professores de universidades públicas e que destacam, principalmente, possíveis efeitos educativos. Para tanto, aborda concepções sobre autismo e deficiência no campo psicanalítico, como aquelas discutidas por Mannoni (1987), Dolto (2013), Jerusalinsky (2015), Laznik, Toaut e Bursztjejn (2016), Ferreira e Vorcaro (2017) e Paula Pimenta (2018), teoria que enxerga o público aludido como sujeitos que têm sua forma de ser e estar no mundo, com limites e singularidades como qualquer outro. Este estudo, também, aborda aspectos em relação às lutas em prol da educação e da saúde. Sobre a metodologia, esta é cunho qualitativo e desenvolveu-se por meio da pesquisa bibliográfica em plataformas de buscas, com recorte temporal entre 2010 e 2020, a partir das temáticas educação, autismo, deficiência e teatro; já a coleta de dados, ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas no Google Meet, com dois professores de universidades públicas, visando identificar práticas teatrais com os sujeitos da educação especial e investigar quais as principais motivações dos entrevistados ao trabalhar com o público em questão. Sendo assim, a análise dos dados coletados revelou que houve efeitos educativos nas práticas teatrais desenvolvidas tanto pelo participante A quanto pelo B. Os professores, coordenadores dos projetos, observaram que o público aludido conseguiu explorar a autonomia, a expressão corporal e oral, a concentração e o respeito em relação aos limites e desejos do próximo, além do fato de que as práticas teatrais auxiliaram em outras disciplinas de maneira interdisciplinar. Segundo as entrevistas, ainda, os bolsistas envolvidos nos projetos mostraram dificuldades em acolher, nas atividades propostas, os sujeitos com autismo e em situação de deficiência, o que exigiu adequações orientadas e supervisionadas pelos coordenadores. Os participantes A e B reforçaram, ao final, a importância da inclusão da educação especial como disciplina obrigatória nos cursos de graduação em Artes Cênicas. Esta pesquisa, portanto, leva à conclusão de que as práticas teatrais podem provocar, contribuir como ação inclusiva e promover reflexões nos espaços educativos, além de evidenciar a importância de novos estudos sobre o tema, esses com uma amostra maior e mais consistente, para que outras propostas com o público considerado especial possam surgir e gerar efeitos no campo educativo.pt-BRabertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/Teatro na educaçãoExtensão universitáriaEducação especialEfeito educativoProfessores de universidade pública e suas experiências extensionistas com práticas teatrais com pessoas diagnosticadas como autistas e pessoas em situação de deficiência.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 18/01/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.