Silva, Vilma Conceição daMoura, Francisco de Assis2015-03-242015-03-242011SILVA, V. C. da: MOURA, F. de A. A relação com o saber e suas implicações no desempenho escolar em matemática. Estilos da Clínica, v. 16, p. 442-459, 2012. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46128/49753>. Acesso em: 23 mar. 2015.1981-1624http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4720Há uma diversidade de capacidades de apreensão cognitiva no ambiente escolar. Esta pesquisa privilegia o estudo da relação com o saber matemático. Um desafio maior aguarda o professor quando conseguir enxergar a questão da subjetividade, compondo o quadro de complexidade estampado na sala de aula. Optou-se neste estudo por uma metodologia de análise qualitativa dos dados obtidos por meio de questionários aplicados aos sujeitos estudados. Os resultados apontam a importância dada pelos alunos aos diferentes eventos vividos no ambiente escolar como determinantes de sua relação positiva ou negativa com o conhecimento matemático.pt-BRSubjetividadeProfessor do ensino médioAdolescentesEnsino de matemáticaA relação com o saber e suas implicações no desempenho escolar em matemática.Artigo publicado em periodicoA Revista Estilos da Clinica permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/424>. Acesso em: 09 nov. 2016.https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v16i2p442-459