Carvalho, Alissandra Nazareth deHolanda, Luciana Araújo deMartins, Patrícia Cristina StatellaNovo, Cristiane Barroncas Maciel Costa2019-05-172019-05-172018CARVALHO, A. N. de et al. Avaliação do bacharelado em Turismo no Brasil à luz do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Turismo Visão e Ação, v. 20, n. 3, p. 389-401, set./dez. 2018. Disponível em: <https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rtva/article/view/13489>. Acesso em: 19 mar. 2019.1983-7151http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11320O presente artigo tem como objetivo avaliar o curso de bacharelado em Turismo no Brasil com base nos indicadores dos cursos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), no período de 2006 a 2012, bem como conhecer a visão que as Instituições de Ensino Superior (IES) e as associações/entidades profissionais da área de turismo têm a respeito do referido exame. Para construção deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográfica, documental e de campo, nas quais foram aplicados questionários a docentes e coordenadores de cursos, bem como a representantes de associações e entidades de classe. Foi possível observar que o Enade é um instrumento de avaliação relevante que impacta na formação do estudante, bem como na atuação de coordenadores e professores de IES, ainda que a relevância desse processo e a infinidade de possibilidades de aprimoramento educacionais apresentadas pelo referido exame não estejam totalmente claras para esses acadêmicos e profissionais.pt-BRabertoQualidade do Ensino SuperiorQuality of Higher EducationAvaliação do bacharelado em Turismo no Brasil à luz do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).Evaluation of the bachelor of Tourism in Brazil in light of the National Examination of Student Performance (ENADE).Artigo publicado em periodicoA Revista Turismo Visão e Ação permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/1829>.Acesso em: 27 mar. 2019.