Sousa, Vinícius Barbosa Carlos deIannini, Gilson de Paulo Moreira2018-09-102018-09-102017SOUSA, V. B. C. de; IANNINI, G. de P. M.. De uma subjetivação forçada : a fusão do belo e do sublime na sublimação lacaniana. ARTEFILOSOFIA, v. 23, p. 192-217, 2017. Disponível em: <http://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/1272>. Acesso em: 27 jul. 2018.18098274http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10147O objetivo deste artigo é discutir em que medida a releitura lacaniana do conceito psicanalítico da sublimação é realizada tendo-se os fundamentos da estética de Kant como pano de fundo. No curso de nossa exposição, pretendemos descrever como a sublimação se caracteriza eminentemente como procedimento crítico frente a uma determinada realidade social. Diferentemente de Freud, que pensava a sublimação nos quadros do desvio da meta sexual em direção a objetos reconhecidos e valorizados pela cultura, Lacan propõe um deslocamento da problemática da sublimação para fora do horizonte normativo da história e da cultura, mobilizando categorias como transgressão e disrupção. Tomaremos a tragédia de Antígona como exemplo, buscando enfatizar como essa função encontra nos recursos estéticos um meio de formalização privilegiado para ser desempenhada. As noções kantianas do belo e do sublime, tal como relidas por Lacan, subsidiarão o exame dessa formalização a que tende a sublimação. A hipótese central é que a sublimação lacaniana pressupõe - e aprofunda - uma espécie de fusão do belo com o sublime, e não sua separação.pt-BRabertoAntígonaKantSublimationLacanAntigoneDe uma subjetivação forçada : a fusão do belo e do sublime na sublimação lacaniana.Artigo publicado em periodicoA Revista ARTEFILOSOFIA permite que o Repositório Institucional da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) deposite uma cópia eletrônica dos artigos publicados por esse periódico  em que ao menos um dos autores faça parte da comunidade cientifica da UFOP. Fonte: Licença concedida mediante preenchimento de formulário no dia 29 mai. de 2015.