Souza, Gilmar Pereira deGomes, Suzana dos SantosSilva, Márcio Antônio da2015-12-042015-12-042015SILVA, Márcio Antônio da. A construção da interdisciplinaridade a partir da realidade local: o olhar dos professores do ensino médio. 2015. 143 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciência) - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2015.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5900A interdisciplinaridade é um conceito que se opõe ao modelo de ensino realizado de forma fragmentada e sem uma maior relação entre os saberes e as pessoas de distintas áreas. Além de se tratar de uma união do ontológico com o epistemológico, a interdisciplinaridade é categoria de ação, distinguindo-se das disciplinas escolares, que são categorias do conhecimento. Construir a interdisciplinaridade, levando em consideração a realidade social, pode ser uma das maneiras de enriquecer a educação. As Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM, 2013, p. 34) determinam que 20% da carga horária do ano letivo seja destinada a práticas interdisciplinares e de contextualização. Apresentamos então a uma Escola Pública de Ensino Médio de Igaratinga/MG, um projeto de pesquisa para que professores e alunos do 2o ano vivenciassem a interdisciplinaridade, fundamentados em suas realidades. A cidade de Igaratinga é considerada a “Capital dos Tijolos”, tendo nesse artefato a principal fonte de renda da comunidade. Analisar como professores se situam em uma perspectiva interdisciplinar, quando a prática não é comum no ambiente escolar, foi o objetivo principal desta pesquisa. Para isso as formas como professores e alunos vencem as barreiras que impedem o diálogo entre as disciplinas e entre as pessoas, tiveram um tema gerador: O Tijolo. Relatamos, com estudos in loco e também com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a situação do município. Analisamos também os Documentos Legais sobre a interdisciplinaridade, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB 93/94/96 - até o Projeto Político Pedagógico da Escola. Nosso referencial bibliográfico envolve os estudos da interdisciplinaridade apoiados nas pesquisas de Fazenda; sobre Educação Libertadora, de Paulo Freire; e na Pesquisa Participante de Pedro Demo. Percebemos três categorias a priori, fundamentadas nos trabalhos de Mozena e Ostermann (2014) e quatro categorias a posteriori, que são resultado das observações da pesquisa em campo. Os resultados mostram avanços conquistados e degraus a serem superados, mas concluímos que deve haver uma revisão da formação dos professores que contemple as novas DCNEM, a discussão dos documentos da Educação Básica dentro das universidades e das Escolas, além de uma nova forma de gestão da escola para tempos interdisciplinares.pt-BRContextualizaçãoInterdisciplinaridadeEnsino médioTema geradorA construção da interdisciplinaridade a partir da realidade local : o olhar dos professores do ensino médio.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 31/07/2015 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.