Sampaio, Ana Maria MendesJardilino, José Rubens Lima2019-06-172019-06-172018SAMPAIO, A. M. M.; JARDILINO, J. R. L. A pesquisa colaborativa e suas contribuições para a formação dos futuros professores: o que dizem os graduandos. Cadernos de Pós-graduação, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 186-201, jan./jun. 2018. Disponível em: <http://periodicos.uninove.br/index.php?journal=cadernosdepos&page=article&op=view&path%5B%5D=8452>. Acesso em: 19 mar. 2019.2525-3514http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11558Este texto tem por objetivo discutir sobre as experiências formativas de graduandos na pesquisa colaborativa intitulada: “Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Peda-gógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID.” As análises apresentadas são re-sultados de um levantamento realizado junto aos graduandos de Pedagogia, História e Letras da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) por meio de um questionário aberto. A inte-ração dos diferentes aspectos abordados nas falas dos graduandos aponta para se pensar a for-mação discente interligada à profissão docente, por meio da pesquisa. Ou seja, é preciso levar em conta as situações concretas e os problemas enfrentados no interior da escola, além de perceber a prática dos professores supervisores do PIBID como campo importante de investi-gação.pt-BRabertoFormação dos graduandosPIBIDGraduation trainingA pesquisa colaborativa e suas contribuições para a formação dos futuros professores : o que dizem os graduandos.The collaborative research and its contributions for the training of the future teachers : what the graduating class say.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados nos Cadernos de Pós-graduação estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Cadernos de Pós-graduação <http://periodicos.uninove.br/index.php?journal=cadernosdepos&page=about&op=submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 17 abr. 2019.https://doi.org/10.5585/cpg.v17n1.8452