Reis, Ludimila Maria da SilvaNogueira, Marlice de Oliveira e2023-03-032023-03-032021REIS, L. M. da S.; NOGUEIRA, M. de O. Transição para o ensino fundamental II : o que dizem as pesquisas brasileiras. Linhas Críticas, v. 27. 2021. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/37594#:~:text=Os%20resultados%20indicam%20que%20s%C3%A3o,as%20rela%C3%A7%C3%B5es%20entre%20alunos%20e>. Acesso em: 06 jul. 2022.1981-0431http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16281Este artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica que analisou fatores escolares e sociais associados ao desempenho dos alunos na transição do 5o para o 6o ano. Os resultados indicam que são vários os fatores que afetam os alunos na transição escolar, como a entrada na adolescência, a adaptação a uma nova cultura escolar, a mudança da monodocência para a pluridocência, as exigências das disciplinas escolares, a fragmentação dos tempos e espaços, e as relações entre alunos e professores. Embora tais fatores estejam comumente presentes nos percursos de escolarização, eles afetam cada educando com maior ou menor intensidade, não sendo possível inferir um padrão de situação escolar vivenciado.pt-BRabertoTransição escolarEnsino fundamentalDesempenho escolarEducaçãoTransição para o ensino fundamental II : o que dizem as pesquisas brasileiras.Transición a la escuela primaria II : lo que dice la investigación brasileña.Artigo publicado em periodicoEsta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo.https://doi.org/10.26512/lc27202137594