Jardilino, José Rubens LimaAraújo, Regina Magna Bonifácio deSampaio, Ana Maria Mendes2020-09-072020-09-072019JARDILINO, J. R. L.; ARAÚJO, R. M. B. de; SAMPAIO, A. M. M. Gestão escolar, autonomia e mobilização social: o olhar dos professores de escolas públicas da Região dos Inconfidentes – MG. Educação On-Line, v. 14, n. 32, p. 84-105, set./dez. 2019. Disponível em: <http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/676>. Acesso em: 03 jul. 2020.1809-3760http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12691Este artigo tem por objetivo discutir o princípio da autonomia e da capacidade de mobilização social em processos de gestão escolar, mediante dados levantados na pesquisa de abordagem qualitativa, intitulada “Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do Pibid”. As análises apresentadas são resultado de entrevistas semiestruturadas, realizadas com 30 (trinta) professores das redes públicas municipais e estaduais de ensino das cidades de Mariana e Ouro Preto, do estado de Minas Gerais. A conclusão aponta que, somente em um contexto de luta, de pressões e de efetivas mudanças, a escola poderá fortalecer sua autonomia que se instaura como princípio indispensável ao processo de mobilização social, enquanto instrumento de fortalecimento da cidadania e construção de uma gestão escolar democrática.pt-BRabertoGestão escolar, autonomia e mobilização social : o olhar dos professores de escolas públicas da Região dos Inconfidentes – MG.School management, autonomy and social mobilization : the view of public school teachers in the Inconfidente Region – MG.Artigo publicado em periodicoO conteúdo da Revista Educação Online é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos. Fonte: Revista Educação Online <http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/about/submissions>. Acesso em: 21 ago. 2020.https://doi.org/10.36556/eol.v14i32.676