Souza, Guilherme Oliveira deTinti, Douglas da Silva2022-02-242022-02-242020SOUZA, G. O. de; TINTI, D. da S. Mapeamento de pesquisas desenvolvidas em mestrados e doutorados acadêmicos sobre o ensino de matemática por meio de metodologias ativas. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 21, n. 4, p. 437-443, 2020. Disponível em: <https://revista.pgsskroton.com/index.php/ensino/article/view/8412>. Acesso em: 25 ago. 2021.2447-8733http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14557O presente artigo tem por objetivo apresentar o mapeamento de pesquisas desenvolvidas em Mestrados e Doutorados acadêmicos, que investigaram o uso de Metodologias Ativas nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática. Tal mapeamento considerou pesquisas disponibilizadas no Banco de Dissertações e Teses da CAPES, usando o descritor “Metodologias Ativas”, e o filtro Mestrado Acadêmico e Doutorado. Tendo em conta estes critérios foram identificadas 276 pesquisas, das quais todas essas abordavam Metodologias Ativas. Ao serem segmentadas por área, verificou-se que apenas sete dessas (2,54%) refletiram sobre a utilização destas metodologias nas aulas de Matemática. Para a análise desses estudos, foi realizada uma categorização, de acordo com a Metodologia Ativa considerada no contexto dos estudos analisados. Os dados analisados indicam a utilização das seguintes estratégias no rol das Metodologias Ativas: Sala de aula invertida, Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem Baseadas em Projetos, Gamificação, Laboratório de Aprendizagem, Resolução de Problemas, Sequência Fedathi, Peer Instruction, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), Aprendizagem Baseada em Equipe. Além disso, os dados possibilitam identificar tendências, contextos e práticas envolvendo Metodologias Ativas nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática. Contudo, tais contextos ajudaram a evidenciar práticas voltadas tanto para os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática quanto para a formação de professores.en-USabertoMapeamento de pesquisas desenvolvidas em mestrados e doutorados acadêmicos sobre o ensino de matemática por meio de metodologias ativas.Research mapping developed in academic master’s and phd’s on mathematics teaching through active methodologies.Artigo publicado em periodicoO periódico Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/360>. Acesso em: 23 ago. 2021.https://doi.org/10.17921/2447-8733.2020v21n4p437-443