Nogueira, Marlice de Oliveira eNogueira, Maria Alice de Lima Gomes2018-02-192018-02-192017NOGUEIRA, M. de O. e; NOGUEIRA, M. A. de L. G. Quando os professores escolarizam os filhos na rede pública de ensino: da inevitabilidade à colonização. Educação em Revista v. 33, e153689, p. 1-26, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982017000100101&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 16 jan. 2018.1982-6621http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9550Este texto traz resultados de uma pesquisa que buscou compreender o impacto do exercício da profissão docente na vida escolar dos filhos por meio da análise das práticas educativas de famílias em que, ao menos, um dos genitores é professor. Do universo mais abrangente de uma pesquisa que investigou, em um município do interior de Minas Gerais, 40 famílias através da realização de entrevistas semiestruturadas com pais professores e seus filhos (N=80), este artigo examina uma subamostra de sete famílias cujos pais professores escolarizavam os filhos na rede pública de Educação Básica. Além da evidência de um “efeito” pai professor na vida escolar dos filhos, os resultados obtidos indicam que pais professores desenvolvem um processo de “colonização” da escola, fazendo com que ela “funcione” a favor da escolarização de seus filhos, intervindo diretamente nas instituições de ensino para prevenir e compensar as supostas consequências de uma escolarização na rede pública.pt-BRabertoPais professoresRelação família-escolaQuando os professores escolarizam os filhos na rede pública de ensino : da inevitabilidade à colonização.Artigo publicado em periodicoO periódico Educação permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/258>. Acesso em: 11 mar. 2020.https://doi.org/10.1590/0102-4698153689