Alves, Kerley dos Santos2022-01-282022-01-282020ALVES, K. dos S. A atividade turística sob o enfoque da pedagogia social. Revista Humanidades e Inovação, v. 7, n. 6, p. 409-420, 2020. Disponível em: <https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2673>. Acesso em: 25 ago. 2021.2358-8322http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14400Esta comunicação reflete a articulação do binômio turismo-educação, o papel da educação no turismo e vice-versa, sob o enfoque social, apresenta breve relato sobre o projeto “Valorização e capacitação técnica de jovens e mulheres para o turismo” e da importância para a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Foi realizada pesquisa bibliográfica e análise dos relatos de experiências no projeto. Os arcabouços da pedagogia social possibilitaram a construção de diálogos interativos entre os saberes sobre e para a comunidade participante; um modelo metodológico de intervenção em educação social, com aprendizagens não formais para um turismo humanizado. Os resultados apontam a importância da Pedagogia Social na educação não escolar como instrumento de inclusão, socialização, lazer e fortalecimento do sentimento de pertença da comunidade. Apresenta-se uma nova concepção de turismo que amplia o espaço do consumo turístico em espaço de educação intra e extraclasse na valorização da cultura local.pt-BRabertoEducação não-formalTurismoComunidadeNon-formal educationCommunityA atividade turística sob o enfoque da pedagogia social.Tourist activity under the focus of social pedagogy.Artigo publicado em periodicoO periódico Revista Humanidades & Inovação permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1187>. Acesso em: 23 ago. 2021.