Soares, Marilene Caitano Reis AlmeidaJanuario, GilbertoSantos, Francely Aparecida dos2023-08-152023-08-152023SOARES, M. C. R. A.; JANUARIO, G.; SANTOS, F. A. dos. Materiais curriculares de matemática: estado do conhecimento da pesquisa brasileira. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Brasília, v. 13, n. 1, jan./abr. 2023. Disponível em: <http://www.sbemrevista.com.br/revista/index.php/ripem/article/view/3304>. Acesso em: 06 jul. 2023.2238-0345http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17171Objetivo do artigo situa-se em identificar a pesquisa brasileira que tem os materiais curriculares como tema de investigação e refletir sobre os seus resultados. Para tanto, por meio da abordagem qualitativa e de caráter bibliográfico, realizamos um estudo do conhecimento. O corpus textual aqui tomado como objeto de estudo é composto por 25 pesquisas distribuídas entre teses e dissertações compreendidas no espaço temporal de 2013 a 2019. Os resultados indicam que a comunidade acadêmica brasileira de Educação Matemática tem buscado a compreensão mais acurada de aspectos da relação estabelecida entre professores e materiais curriculares, diminuindo sua intensidade sobre as características físicas dos materiais curriculares. O estudo acerca dessa relação tem se mostrado relevante e passível de outras investigações de modo que os conhecimentos deste campo continuem avançando.pt-BRabertoLivro didáticoCurrículos de matemáticaEducação matemáticaMateriais curriculares de matemática : estado do conhecimento da pesquisa brasileira.Mathematics curriculum materials : state of knowledge of Brazilian research.Artigo publicado em periodicoEste trabalho está sob uma licença Creative Commons AttributionNonCommercial 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo.https://doi.org/10.37001/ripem.v13i1.3304