Christal, Wendel CássioLaranjeira, Rómina de Mello2023-02-152023-02-152020CHRISTAL, W. C.; LARANJEIRA, R. de M. Literatura para crianças e relações étnico-raciais: reflexões sobre a formação do professor no 1º ciclo do ensino básico em Portugal. Revista Interfaces, v. 11, n. 4, p. 309-325, 2020. Disponível em: <https://revistas.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6604>. Acesso em: 06 jul. 2022.2179-0027http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16195No âmbito da literatura para crianças, as relações étnico-raciais constituem um tema ainda pouco abordado ao nível da pesquisa, bem como na formação do professor de língua portuguesa no ensino superior, no contexto português. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, documental e empírica, além de inquérito preliminar sobre a temática a professores do ensino básico, de escolas da Amadora, em Portugal. A pesquisa evidencia que o combate ao racismo e ao preconceito étnico-racial podem ser tra- balhados no âmbito da leitura literária, sendo necessário um diálogo entre os documentos recentemente homologados e a área de língua portuguesa, bem como uma formação específica do professor do 1o ciclo, em função do potencial que a literatura apresenta para abordar questões de educação para a cidadania.pt-BRabertoFormação de professoresLiteratura infant juvenilRacismoLiteratura para crianças e relações étnico-raciais : reflexões sobre a formação do professor no 1º ciclo do ensino básico em Portugal.Children’s literature and ethnic-racial relations : reflections on teacher training in the 1st cycle of basic education in Portugal.Artigo publicado em periodicohttps://revistas.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6604