Gonçalves, Clézio RobertoOliveira, Michelle Barbosa de2021-01-222021-01-222020OLIVEIRA, Michelle Barbosa de. A prática docente em cursos livres de língua inglesa. 2020. 115 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13052Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.Este estudo investigou a prática docente de professores de Inglês em cursos de idiomas da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Por meio de entrevistas com professoras graduadas em Letras e à luz dos estudos sobre crenças e atitudes, buscamos analisar as crenças das professoras em questão e o modo em que tais crenças interferem nas práticas dessas professoras. Os estudos sobre crenças têm ganhado força no campo da Linguística Aplicada, uma vez que se mostraram de suma importância para o entendimento das forças que interferem na experiência de ensino e aprendizagem de línguas. Aqui, nos foram caros os estudos de Pajares (1992), Richardson (1996) e Barcelos (2006) para analisarmos as crenças e atitudes das professoras entrevistadas, sendo que, adotamos o conceito de crenas trazido por Barcelos (2006) para embasarmos nossos estudos e análises aqui apresentadas. Problematizamos a desprofissionalização da docência nos cursos de idiomas; a falta de identificação dos professores desses locais e os seus colegas da rede regular de ensino; o tratamento do aluno como um cliente a ser satisfeito; bem como o sentimento de desvalorização e de culpabilização dos professores pelas histórias de insucesso na aquisição de segunda língua. Tocamos, também, em algumas feridas, como o mito de que se aprende Inglês nos cursos de idiomas e o mito do falante nativo como o falante ideal. O método de coleta utilizado por nós constitui-se dos dizeres das professoras, em resposta à entrevista semiestruturada, que vem a ser o corpus de nossa pesquisa. Os dados encontrados após a realização da pesquisa apontaram para uma confirmação dos estudos de Richardson (1996, apud BARCELOS, 2007), ao passo que pudemos comprovar que: a) percebemos, em alguns relatos, uma dissonância entre as crenças das professoras e suas atitudes; b) as crenças das professoras influenciam suas ações e vice-versa e; c) O contexto influencia as crenças e atitudes das professoras, provocando, até mesmo, mudanças do conjunto de crenças iniciais das mesmas.pt-BRabertoProfessores - atitudesProfessores de inglêsSuperstiçãoA prática docente em cursos livres de língua inglesa.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 30/12/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.