Maia, Cristina de OliveiraDuarte, Marcelo Barboza2020-05-182020-05-182018MAIA, C. O.; DUARTE, M. V. O impacto da violência na percepção de estudantes da educação básica - Niterói-RJ. Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação, Natal, v. 18, n. 3, p. 220-248, dez. 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/14308>. Acesso em: 10 mar. 2020.1984-3879http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12206Este trabalho tem como objetivo verificar como educandos da Rede Pública de ensino do Município de Niterói/RJ percebem o fenômeno da violência nas suas comunidades e como esta percepção se evidencia em seus discursos. Para isso foi aplicado um questionário semiestruturado com questões objetivas e uma discursiva, no qual foi respondido por 120 estudantes com idades entre 13 e 17 anos da Rede Estadual de Ensino de escolas da Zona Norte de Niterói, estado do Rio de Janeiro. As respostas às questões objetivas foram analisadas quantitativamente e à questão discursiva por meio de técnica categorial, onde as categorias eram os itens escolhidos nas respostas dos estudantes. As questões discursivas foram analisadas qualitativamente, gerando uma análise quanti-qualitativa. Verificamos também resultados de pesquisas análogas, e a discussão foi construída à luz dos teóricos Albert Bandura, Michel Foucault e Lev Vygotsky, no qual se mostrou que nossos dados são suportados pela literatura.pt-BRabertoEscolaAmbienteSchoolEnvironmentEducaciónO impacto da violência na percepção de estudantes da educação básica - Niterói-RJ.The impact of violence on the perception of students of basic education - Niterói-RJ.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Saberes: Revista Interdisplinar de Filosofia e Educação estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Saberes: <https://periodicos.ufrn.br/saberes/about/submissions>. Acesso em: 18 maio 2020.