Dutra, Anelise FonsecaSouza Junior, Plinio Carvalho de2023-02-092023-02-092021DUTRA, A. F.; SOUZA JUNIOR, P. C. de. Para entender as veias abertas do Brasil e do povo brasileiro: a presença da interculturalidade crítica e da decolonialidade na produção de um material didático de Português Língua Estrangeira. Veredas - Revista de Estudos Linguísticos, v. 25, n. 2, p. 242-258, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/35945>. Acesso em: 06 jul. 2022.1982-2243http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16153Este artigo tem como objetivo a análise das partes de um material didático de Português como Língua Estrangeira (PLE) dedicadas ao ensino de cultura / interculturalidade. Para tanto, nos ancoramos em um suporte teórico que abrange os estudos sobre interculturalidade (Byram, 1997), em especial a interculturalidade crítica (Walsh, 2009; Byram, 1997), e decolonialidade (Quijano, 2005; Walsh, 2009)), estudos esses que apontam para a necessidade da abordagem de problemas sociais em sala de aula. Após a análise do material didático e discussão, chegamos à conclusão de que é perfeitamente possível e aconselhável abordar os problemas sociais do Brasil nas aulas de PLE por meio de materiais autênticos e gêneros diversos.pt-BRabertoPara entender as veias abertas do Brasil e do povo brasileiro : a presença da interculturalidade crítica e da decolonialidade na produção de um material didático de Português Língua Estrangeira.To understand the open veins of Brazil and the Brazilian people : the presence of critical interculturality and decoloniality in the production of Portuguese for Foreigners materialArtigo publicado em periodicoEste artigo está sob uma Licença Creative Commons. Fonte: o PDF do artigo.https://doi.org/10.34019/1982-2243.2021.v25.35945