Alves, Luan HenriquePaulo, Jacks Richard de2024-02-292024-02-292020ALVES, L. H.; PAULO, J. R. de. Formação continuada em mídias na educação: desvelando os vieses teóricos que conduziram tal processo formativo. In: SILVA, M. A. A (org.). Formação de professores: perspectivas teóricas e práticas na ação docente 2. 1ed. Ponta Grossa: Paraná, 2020, v. 2, p. 137-149. Disponível em: <https://atenaeditora.com.br/catalogo/ebook/formacao-de-professores-perspectivas-teoricas-e-praticas-na-acao-docente-2>. Acesso em: 4 dez. 2023.978-65-5706-223-4http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/18082O presente estudo teve como objetivo identificar e discorrer sobre as concepções teóricas e as intencionalidades conceituais que delinearam as ações de formação continuada oportunizadas pelo Curso de Especialização em Mídias na Educação (CEME), ofertado pela UFOP. Adotando a abordagem qualitativa, os dados foram construídos através da análise documental e do questionário aplicado aos egressos do referido curso. Logo, foram interpretados com base nas prescrições da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). As análises evidenciaram que o CEME seguiu os preceitos teóricos contidos no modelo ‘forma interativa-reflexiva’ (DEMAILLY, 1995), na tendência crítico-reflexiva (ARAÚJO; SILVA, 2009) e com objetivos de capacitação (MARIN, 1995) levando os sujeitos em formação a refletirem sobre sua prática pedagógica atrelada ao contexto de atuação tornando-os professores autônomos, críticos e emancipados frente à integração das mídias na sala de aula.pt-BRabertoFormação continuadaMídias na educaçãoPrática pedagógicaFormação continuada em mídias na educação : desvelando os vieses teóricos que conduziram tal processo formativo.Capitulo de livroTodo o conteúdo deste livro está sob uma Licença de Atribuição Creative Commons. Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Fonte: PDF do livro.https://doi.org/10.22533/at.ed.234202707