Barboza, Douglas RibeiroLima, Jacqueline Aline Botelho2015-05-132015-05-132012BARBOZA, D. R.; LIMA, J. A. B. Processo de formação crítica e processo social: a questão da ideologia em Gramsci. Em Pauta, Rio de Janeiro, v. 10, p. 65-84, 2012. Disponível em: <http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaempauta/article/view/3892>. Acesso em: 24 mar. 2015.2238-3786http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5308O presente artigo objetiva, a partir das reflexões gramscianas acerca da ideologia, analisar como o processo de formação crítica (de intervenção ativa e consciente no processo da história do mundo) é o resultado de um processo social, de uma formação político-ideológica. Parte-se da crítica gramsciana ao equívoco de se atribuir uma relação não-dialética de causa e efeito entre estrutura e superestrutura, reflexão esta consubstanciada pelos debates sobre os conceitos de ideologia e consciência em Marx e Engels e a concepção positiva de ideologia no pensamento do marxista italiano. Por fim, ao tratar-se a hegemonia como a responsável por guiar o processo de afirmação e difusão das ideologias, resgata-se a importância da compreensão gramsciana da indissociabilidade entre luta política, luta econômica e luta ideológica para uma melhor apreensão da realidade social contemporânea.pt-BRIdeologiaGramsciFormação críticaSocial processIdeologyProcesso de formação crítica e processo social : a questão da ideologia em Gramsci.Process of critical formation and social process : the question of ideology in Gramsci.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados no periódico Em Pauta estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Em Pauta <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaempauta/index>. Acesso em: 18 jul. 2019.https://doi.org/10.12957/rep.2012.3892