Windle, Joel AustinSouza, Ana Lúcia SilvaSilva, Daniel do Nascimento eZaidan, Junia MattosMaia, Junot de OliveiraMuniz, Kassandra da SilvaLorenso, Silvia2022-03-292022-03-292020WINDLE, J. A. et al. Por um paradigma transperiférico: uma agenda para pesquisas socialmente engajadas. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas v. 59, p. 1563-1576, maio/ago. 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/tla/a/DDWjJ7PTvgW4ykxknzdNztp/?lang=pt>. Acesso em: 25 ago. 2021.2175-764Xhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14764Este texto propõe uma agenda de pesquisa sobre a produção de espaços de diálogo e solidariedade entre territórios periféricos. O termo ‘transperiferias’ traduz esta proposta de pesquisa e engajamento, elaborada coletivamente por sete pesquisadores/as situados/as no campo aplicado dos estudos da linguagem. A agenda das transperiferias oferece caminhos de ruptura com paradigmas que situam, de um lado, a produção de conhecimento sobre desigualdade e, de outro lado, os sujeitos e territórios que se engajam com a contestação dessa desigualdade a partir de posicionalidades marginais. Propõe-se, em outras palavras, uma aproximação entre a produção de saber “sobre” as periferias com a produção de conhecimento “das” periferias, ao mesmo tempo em que se projetam espaços de diálogo e reflexão “entre” periferias, regionais, nacionais e globais. O texto justapõe os tipos de engajamento e produção epistêmica de cada um/a dos/as pesquisadores/as, de modo a apontar para formas em que objetos de investigação, como letramentos, tradução, processos de racialização, enregistramento sociolinguístico, violência etc., podem ser revisitados numa visão transperiférica. Convidamos sujeitos de diferentes periferias, bem como campos epistêmicos diversos, a ampliarem e tensionarem essa agenda de investigação.pt-BRabertoMandingaGambiarraTransperiferiasAnti-racismLiteracies of reexistancePor um paradigma transperiférico : uma agenda para pesquisas socialmente engajadas.Towards a transperipheral paradigm : an agenda for socially engaged research.Artigo publicado em periodicoEste artigo está sob uma Licença Creative Commons. Fonte: o PDF do artigo.https://doi.org/10.1590/01031813749651220200706