Reis, Frederico da SilvaTinti, Douglas da SilvaPereira, Sérgio Renato2022-01-142022-01-142021PEREIRA, Sérgio Renato. A utilização da plataforma Google for Education em uma experiência de formação continuada de professores de matemática: olhares para a formação e para o formador. 2021. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14331Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.O presente trabalho apresenta uma pesquisa que visa identificar e analisar as possíveis contribuições da utilização da plataforma Google For Education em uma experiência de formação continuada de professores de Matemática, sob os olhares dos participantes e do formador. O referencial bibliográfico contempla diferentes abordagens teóricas de Formação de Professores, Tecnologias Digitais na Educação Matemática, bem como leituras que suscitam um olhar crítico e reflexivo sobre os processos de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada foi a qualitativa e contemplou a realização de uma pesquisa-formação com 40 (quarenta) professores de Matemática do Ensino Fundamental que trabalham na Rede Municipal de Ipatinga – MG. A partir do planejamento, desenvolvimento e avaliação, por meio de um questionário, de 4 (quatro) Encontros de Formação Continuada abordando diversas ferramentas do Google for Education, realizados num Centro de Formação de Professores contendo recursos tecnológicos digitais, as considerações finais da pesquisa apontam que: a realização dos encontros contribuiu para a formação e desenvolvimento profissional dos professores, especialmente por destacarem as ricas possibilidades de utilização de Tecnologias Digitais nos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática; os professores de Matemática podem utilizar as Tecnologias Digitais de forma colaborativa e coletiva na construção de conhecimentos matemáticos junto aos seus pares e a seus alunos; o compartilhamento de experiências entre os professores ao longo dos encontros foi fundamental para proporcionar uma interação de saberes; a realização dos encontros contribuiu para a prática docente dos professores e, inclusive, muitos deles já utilizavam ou passaram a utilizar as ferramentas da plataforma Google For Education em suas aulas; alguns professores ainda se sentem inseguros em relação à utilização de Tecnologias Digitais em sala de aula; existe uma grande necessidade de que o poder público invista recursos para viabilizar internet nas escolas, para os professores e para os alunos e, assim, contribuir para a inclusão digital; os professores desejam e podem continuar a participar de formações que abordem as Tecnologias Digitais na Educação Matemática, compreendendo a importância de se refletir sobre a prática educativa como espaço de aprendizagem, na perspectiva de contribuir para a formação de cidadãos críticos e autônomos, capazes de realizarem uma revolução na sociedade contemporânea do conhecimento.pt-BRabertoTecnologias educacionaisFormação de professoresEducação matemáticaA utilização da plataforma Google for Education em uma experiência de formação continuada de professores de matemática : olhares para a formação e para o formador.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 20/12/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante.