Rosa, MiltonOrey, Daniel Clark2022-02-152022-02-152020ROSA, M.; OREY, D. C. Etnomodelagem como um movimento de globalização nos contextos da Etnomatemática e da Modelagem. Com a Palavra o Professor, Vitória da Conquista, v. 5, n. 11, p. 258-283, jan./abr. 2020. Disponível em: <http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/565>. Acesso em: 25 ago. 2021.2526-2882http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14504A sociedade A conscientização sobre o desenvolvimento dos conhecimentos local (êmico) e global (ético) é um objetivo importante para a condução de investigações em Etnomodelagem. O conhecimento local é relevante para uma compreensão intuitiva e empática das ideias, procedimentos e práticas matemáticas desenvolvidas no decorrer da história. Enquanto o conhecimento global é importante para as comparações transculturais que exigem categorias analíticas padronizadas que possibilitam a comunicação entre sistemas de conhecimento matemático distintos. A glocalização utiliza os conhecimentos matemáticos local e global por meio do diálogo simétrico e da interação, pois busca a tradução entre esses sistemas. O objetivo desse artigo teórico é discutirmos as abordagens matemáticas local, global e glocal que são necessárias para o desenvolvimento de pesquisas em Etnomodelagem.pt-BRabertoAbordagem globalAbordagem localGlobal approachLocal approachEtnomodelagem como um movimento de globalização nos contextos da etnomatemática e da modelagem.Ethnomodelling as glocalization movement in the contexts of the Mathematics and Modelling.Artigo publicado em periodicoO periódico Com a Palavra, o Professor permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC) . Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1813>. Acesso em: 23 ago. 2021.https://doi.org/10.23864/cpp.v5i11.565