Maciel, Paulo Marcos CardosoLemos, Gabriely Mara2023-03-022023-03-022022LEMOS, Gabriely Mara. A festa, o teatro e a rua: reminiscências da cultura visual barroca na cena teatral mineira contemporânea. 2022. 130 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16271Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.Esta dissertação apresenta e analisa os resultados encontrados com a pesquisa que teve por objetivo investigar a visualidade emergente das festas em Minas Gerais do século XVIII e o seu alcance no teatro mineiro nos dias de hoje. Para isso, buscou-se compreender a formação da cultura visual mineira partindo da experiência com as festas barrocas, estudadas principalmente por Ávila, Mayor e Tinhorão, dando atenção especial ao Triunfo Eucarístico como uma espécie de matriz histórica da imagem cênica em movimento, transmitida ao longo do tempo. Tal matriz retorna, com suas devidas diferenças, como memória no teatro do diretor Gabriel Villela, sobretudo em seus trabalhos com o Grupo Galpão, de Belo Horizonte (MG). Assim, a partir da reaparição e/ou repetição de elementos relacionados às formas barrocas de representação da vida em movimento no espaço aberto, sublinha-se a questão do ponto de vista da relação existente entre a visualidade proposta pelo espetáculo festivo do Triunfo Eucarístico e a do espetáculo teatral A Rua da Amargura, em função da prevalência da cultura visual barroca na cena teatral mineira.pt-BRabertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/Artes cênicas - estéticaTeatro de ruaArte barrocaFestas religiosas - Triunfo EucarísticoGrupo Galpão - A Rua da AmarguraA festa, o teatro e a rua : reminiscências da cultura visual barroca na cena teatral mineira contemporânea.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 08/02/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.