Custódio, Glauber César CruzNunes, Célia Maria Fernandes2020-09-032020-09-032019CUSTÓDIO, G. C. C.; NUNES, C. M. F. A docência em “celas de aula”: desafios dos professores de educação física em escolas. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 27, n. 2, p. 130-147, maio/ago. 2019. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/12600>. Acesso em: 03 jul. 2020.1982-9949http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12683Esta pesquisa buscou investigar possíveis desafios enfrentados por professores de Educação Física em escolas prisionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou como instrumento para a coleta de dados entrevista semiestruturada, questionário e caderno de campo. Os docentes revelaram vários desafios, destacando-se os limites para o desenvolvimento de suas ações com a Educação Física, em razão das aulas acontecerem somente dentro da sala/cela e com diversas restrições. Essa situação limita o alcance dos propósitos educacionais da disciplina, em razão de suas ncessidades, e estabelecem um paradoxo, pois quando se pensa na mesma pressupõe a presença de movimento e práticas corporais.pt-BRabertoDocência em prisãoEducação na prisãoEducação prisionalA docência em “celas de aula” : desafios dos professores de educação física em escolas.Teaching in ‘class cells’ : challenges of physical education teachers in schools in prison.Artigo publicado em periodicoA matéria publicada nesse periódico é licenciada sob forma de uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0). Fonte: o próprio artigo.http://dx.doi.org/10.17058/rea.v27i2.12600