Travain, Silmar AntonioSilva, Éder Conceição da2023-04-252023-04-252023SILVA, Éder Conceição da. Proposta de sequência didática: aprendizagem para o ensino de Óptica Geométrica e Física Moderna baseada na teoria sociointeracionista de Vygotsky. 2023. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16491Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.Em teoria, o processo de Ensino das Ciências da Natureza consiste em um conjunto de métodos destinados à disseminação de determinado conteúdo. Em geral, são apresentadas na literatura diversas perspectivas acerca dos caminhos que podem ser escolhidos como base teórica. Contudo, quando inseridos em sala de aula, os conteúdos abordados pouco dialogam com o cotidiano do estudante, e no caso da Física, a representatividade dos fenômenos fica a cargo das equações matemáticas. Nesse sentido, no intuito de propiciar um maior entendimento e compreensão de mundo ao qual os estudantes estão inseridos, além de contribuir com a prática do docente, desenvolveu-se uma sequência didática com abordagem nos conceitos da Óptica Geométrica e da Física Moderna. Os resultados obtidos das gravações e dos registros escritos foram analisados sob a visão da Teoria Sociointeracionista de Vygotsky dada pela interação entre professor e aluno e entre os parceiros mais experientes. Ao se analisar as discussões dos estudantes em sala de aula, percebeu-se vários momentos da mediação como mecanismo da promoção da interação entre professor-aluno ou entre aluno-aluno. Isso demonstra que o processo de aprendizagem começa no ambiente ao qual o estudante está imerso, e na escola que a bagagem do conhecimento trazida por ele é trabalhada com o propósito de conferir uma nova interpretação a esse conhecimentopt-BRabertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/Física moderna - estudo e ensinoÓptica geométricaAprendizagemProposta de sequência didática : aprendizagem para o ensino de Óptica Geométrica e Física Moderna baseada na teoria sociointeracionista de Vygotsky.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor em 14/04/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.