Fonseca, Marcus ViníciusRocha, Roosvany Beltrame2022-03-312022-03-312020FONSECA, M. V.; ROCHA, R. B. Escola de Tempo Integral e Juventude: a experiência da cidade de Governador Valadares-MG. Revista Educação e Políticas em Debate, v. 9, n. 2, p. 526 - 540, maio/ago. 2020. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/53852>. Acesso em: 25 ago. 2021.2238-8346http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14802Este artigo trata a escola de tempo integral que foi implementada no município de Governador Valadares/MG na qual detectamos elevados índices de evasão e transferência, sobretudo entre os jovens que a frequentavam. Partimos dessa constatação para elaborar um estudo de caso que procurou identificar os elementos que concorreram para a resistência dos jovens em relação à escola de tempo integral. No Brasil, é possível perceber que as políticas educacionais têm favorecido ao desenvolvimento de escolas de tempo integral, mas entrevistas com jovens que vivenciaram essa experiência em Govenador Valadares/MG revelaram que esses apresentam sérias restrições ao movimento de ampliação da jornada escolar.pt-BRabertoPolítica educacionalEscola de Tempo Integral e Juventude : a experiência da cidade de Governador Valadares-MG.Full Time School and Youth : the experience of the city of Governador Valadares-MG.Artigo publicado em periodicoEste é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos de licença Creative Commons. Fonte: o PDF do artigo.https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n2a2020-53852