Tonini, Adriana Maria2016-08-172016-08-172014TONINI, A. M. Cursos de engenharia na modalidade a distância: implementação e acompanhamento. Revista de Ensino de Ciências e Engenharia, v. 5, n. 2, p. 86-99, 2014. Disponível em: <http://www.latec.ufrj.br/revistas/index.php?journal=ensinodeciencias&page=article&op=view&path%5B%5D=657>. Acesso em: 07 ago. 2016.2179-2933http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6829A educação a distância tem sido uma estratégia largamente utilizada pelo Ministério da Educação a fim de viabilizar a formação profissional em todo o país. Sendo os cursos de engenharia uma demanda necessária do mercado de trabalho, a educação a distância se apresenta como uma possibilidade de formação, porém é preciso o acompanhamento da implementação dos cursos de engenharia ofertados na modalidade a Distância. Nesse contexto e para viabilizar cursos que garantam a qualidade da formação desejada devem-se levar em consideração alguns requisitos necessários, tais como, a equipe envolvida e suas funções, as instituições de oferta, as práticas pedagógicas, os currículos flexíveis e as mediações sociais entre os conteúdos técnicos e as dimensões generalista, humanística e crítica deste conhecimento na formação do engenheiro. Diante disso, espera-se fomentar um processo de reflexão e transformação que se materialize nas instituições acadêmicas, comprometidas com a formação de profissionais qualificados através do desenvolvimento de propostas inovadoras e de projetos criativos, ousados e desafiadores.pt-BRabertoEducação a distânciaCursos de engenhariaFormaçãoDistance learningEngineering coursesCursos de engenharia na modalidade a distância : implementação e acompanhamento.Distance education courses for engineering : implementation and monitoring.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Revista de Ensino de Ciências e Engenharia são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Fonte: Revista de Ensino de Ciências e Engenharia <http://www.latec.ufrj.br/revistas/index.php?journal=ensinodeciencias&page=about&op=submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 27 set. 2019.